O final começa.
“Bolas,” diz Kristen Stewart. “Há algo sensorial nisto.”
Uma hora atrás, Stewart, Taylor Lautner e Robert Pattinson – conhecidos como as estrelas da Saga Crepúsculo – tiveram as impressões das suas mãos e pés imortalizadas no cimento do lado de fora do Grauman Chinese Theatre em Hollywood. Ainda tonta, as palmas das mãos manchadas com um cinzento fraco, a actriz de 21 anos fala ternamente com os seus co-stars por um momento sobre como se sentiam, depois de terem deixado as suas impressões para a posteridade, ela, impulsivamente agarra as mãos de Lautner e Pattinson. “o cimento estava tão pedregoso eu não queria olhar, só encontrei as mãos deles e senti alguma coisa,” ela diz. Os rapazes com quem ela estava a conversar, sendo homens, explodiram de rir. Stewart olhou para os dois fixamente finjindo estar com raiva: “sabem de uma coisa? Vocês dois vão se f*der por se rirem de mim.”
Pattinson de 25 anos, sorri e faz gracejos para acalmá-la durante a cerimonia. “eu notei que foste muito,” ele diz. “Todos ficaram tipo, ‘A Kristen Stewart é tão estranha.’ Agora és tipo a Pequena Miss Incrível .”
Não foi só Stewart que cresceu. Amanhecer Parte – 1 (classificação PG-13, nos cinemas dia 18 de Novembro) é o penúltimo capítulo baseado na série de Stephenie Meyer – e aprofunda algumas coisas surpreendentes. (Sim, sim; alerta de spoiler). No filme, que foi dirigido por Bill Condon (Dream Girls), os fãs verão os heróis, Bella e Edward casando (!) e finalmente fazendo sexo (!!), que leva a gravidez arriscada de Bella de um feto metade vampiro e uma cena de nascimento sangrenta que vai ter que ver para acreditar. Agora que a produção dos dois filmes (a Parte 2 será lançada nos cinemas em Novembro de 2012) foi terminado, os actores já cameçaram oficialmente as suas carreiras pós-Crepúsculo. Lautner, 19, brilha no emocionante Abduction; Pattinson recentemente terminou Cosmopolis; e Stewart tirou uma folga das filmagens de Snow White and the Huntsman, co-estrelando Charlize Theron e Chris Hemsworth. O trio implacável e com sua afeição graciosa conversou com a EW sobre cafés e pastelarias de Los Angeles.
O que Bill Condon trouxe para a franquia como director?
Kristen Stewart: Eu acho que se podia sentir o seu coração. Genuinamente. É muito fácil ser influenciado por cinismo, e tirar muitas coisas sentimentais. As linhas são cortadas antes – eu definitivamente tive essa experiência no set de Twilight e disse, “Ah, mas isso foi tão doce.” Bill não faz isso. Ele mantem tudo. Ele realmente trouxe essa história de amor. Eu acho que nós perdemos por um momento, e agora realmente parece real de novo.
Vocês viram o filme terminado agora. Estão desapontados sobre alguma coisa que ficou errado?
Taylor Lautner: A cena do parto, com certeza.
Robert Pattinson: Sim, a cena do parto – e a cena de sexo.
Stewart: Ambas. Eu queria mais de ambas.
Pattinson: Também, nós vimos versões dessas cenas que de um jeito eram…
Stewart: Melhores.
Robert Pattinson: Sim, a cena do parto – e a cena de sexo.
Stewart: Ambas. Eu queria mais de ambas.
Pattinson: Também, nós vimos versões dessas cenas que de um jeito eram…
Stewart: Melhores.
Suponho que a classificação PG-13 foi um assunto.
Pattinson: Isso limita as coisas, tipo os ângulos da câmera. Também houve partes da cena do parto onde Bella estava a sofrer.
Stewart: Isso é o que eu estou realmente desapontada — e eu falei sobre isso com o Bill. Eu estava mais simpática ou qualquer coisa quando eu interpretei a cena com menos energia, e foi fácil para ele contar a história dessa forma. Mas no livro, Bella grita, ‘NÃÃÃÃO!’ [Stewart para e demonstra.] E eu fiz isto — tipo maluca e exorcista. Eu estava virando para esse mix estranho de me tornar uma mãe mais selvagem do que se pode imaginar e também lutando pela própria vida. Eu quero dizer, eu era uma lunática. Eu era uma lunática absoluta.
Pattinson: Todos estavam com medo antes que nós fizéssemos [a cena do parto] porque era uma grande coisa. Mas eu acho que nós três sentimos que foi um grande dia. Para cada ‘take’ que dura cinco ou seis minutos e sentir cada batida.
Lautner: Eu ainda amo a cena do parto. Eu sei que é frustante que muitas coisas não estejam lá.
Stewart: Sim, eu ainda a amo também.
Stewart: Isso é o que eu estou realmente desapontada — e eu falei sobre isso com o Bill. Eu estava mais simpática ou qualquer coisa quando eu interpretei a cena com menos energia, e foi fácil para ele contar a história dessa forma. Mas no livro, Bella grita, ‘NÃÃÃÃO!’ [Stewart para e demonstra.] E eu fiz isto — tipo maluca e exorcista. Eu estava virando para esse mix estranho de me tornar uma mãe mais selvagem do que se pode imaginar e também lutando pela própria vida. Eu quero dizer, eu era uma lunática. Eu era uma lunática absoluta.
Pattinson: Todos estavam com medo antes que nós fizéssemos [a cena do parto] porque era uma grande coisa. Mas eu acho que nós três sentimos que foi um grande dia. Para cada ‘take’ que dura cinco ou seis minutos e sentir cada batida.
Lautner: Eu ainda amo a cena do parto. Eu sei que é frustante que muitas coisas não estejam lá.
Stewart: Sim, eu ainda a amo também.
Vocês conseguiram ver alguma dessas filmagens da cena do sexo antes que fosse limpa?
Pattinson: Houve uma versão que foi realmente intensa.
Stewart: No livro, não se vê o sexo, mas eles falam sobre isso depois e é intensamente quente. [Filmar a cena] não foi uma experiência completa porque foi tão fragmentado. Nós fizemos pequenas filmagens individuais do rosto dele, do meu, e de suas mãos. Cinematograficamente, os cortes todos juntos, é incrível. Eu realmente gostei, mas nós realmente não fizemos essa cena.
Pattinson: E quando nós fizemos eles continuaram a dizer-nos para parar. [risos]
Stewart: Eu sei! Bill continuou, “Parem de se empurrar!”, [Risos]… Eu quero dizer, na verdade, eu não queria fazer sexo com ele no set, mas … Pattinson: Porque não? [risos] podem ver minhas nádegas raspadas – o que faz as nádegas não ser classificação R? Vês as minha nádega sempre.
Stewart: Não, não se vê. Eles escureceram ou algo assim.
Lautner: Eles cortaram, ou eu acho que cortaram.
Pattinson: Foi culpa da Kristen ter ido para classificação R. [Para Stewart] Os seus movimentos extravagantes – ninguém vê filmes em PG-13 com isso! [Risos] Sobre a classificação é, é sobre barulhos.
Stewart: Como se o teu empurrão coincidisse com meu ahhhh — isso não está certo.
Pattinson: Se uma cena de sexo é classificação R, a primeira coisa que se faz é tirar os sons e colocar música por cima. A mesma coisa é se há uma cena de terror; tira-se os gritos.
Lautner: Ou numa cena de acção, se batemos em alguém na cara tira-se o efeito do som do punho a fazer contacto.
Stewart: Eu soquei o Chris Hemsworth na semana passada [enquanto filmava Snow White and the Huntsman]. Deixei-o com um olho negro.
Lautner: O que? deverias?
Stewart: Eu deveria era sentir a falta dele.
Stewart: No livro, não se vê o sexo, mas eles falam sobre isso depois e é intensamente quente. [Filmar a cena] não foi uma experiência completa porque foi tão fragmentado. Nós fizemos pequenas filmagens individuais do rosto dele, do meu, e de suas mãos. Cinematograficamente, os cortes todos juntos, é incrível. Eu realmente gostei, mas nós realmente não fizemos essa cena.
Pattinson: E quando nós fizemos eles continuaram a dizer-nos para parar. [risos]
Stewart: Eu sei! Bill continuou, “Parem de se empurrar!”, [Risos]… Eu quero dizer, na verdade, eu não queria fazer sexo com ele no set, mas … Pattinson: Porque não? [risos] podem ver minhas nádegas raspadas – o que faz as nádegas não ser classificação R? Vês as minha nádega sempre.
Stewart: Não, não se vê. Eles escureceram ou algo assim.
Lautner: Eles cortaram, ou eu acho que cortaram.
Pattinson: Foi culpa da Kristen ter ido para classificação R. [Para Stewart] Os seus movimentos extravagantes – ninguém vê filmes em PG-13 com isso! [Risos] Sobre a classificação é, é sobre barulhos.
Stewart: Como se o teu empurrão coincidisse com meu ahhhh — isso não está certo.
Pattinson: Se uma cena de sexo é classificação R, a primeira coisa que se faz é tirar os sons e colocar música por cima. A mesma coisa é se há uma cena de terror; tira-se os gritos.
Lautner: Ou numa cena de acção, se batemos em alguém na cara tira-se o efeito do som do punho a fazer contacto.
Stewart: Eu soquei o Chris Hemsworth na semana passada [enquanto filmava Snow White and the Huntsman]. Deixei-o com um olho negro.
Lautner: O que? deverias?
Stewart: Eu deveria era sentir a falta dele.
Já tinha deixado alguém com o negro antes?
Stewart: Não. Eu tenho que dizer que nunca esteve nessa situação, como rapariga, acha-se que não vai fazer-se qualquer coisa — e faz alguma coisa.
Lautner: [Risos] Uau.
Stewart: Yup! Ele estava a minha frente, tipo, caçador , e eu apenas fui e boom. Eu virei-me. Eu soquei-o, fora do close da câmera! E então eu comecei a chorar. Senti-me horrível.
Lautner: Estás a brincar? Eu sei que que te sentes horrível neste momento, mas na altura sentiste-te bem?
Stewart: Soou bem, tipo, eu sei esses [gestos com seu punho] trabalhos agora. Eu posso socar o Chris Hemsworth. Eu podia deitar ao chão esse tipo! E eu não fiz isso de forma tão forte quanto poderia [Pattinson e Lautner riram]
Lautner: Eu fiz a mesma coisa em Abduction.
Stewart: Bateste em alguém?
Lautner: Sim. Ele saiu, no entanto. [Para Pattinson] Foi, na verdade, o tipo que interpretou o teu pai em Water for Elephants.
Pattinson: Ah meu Deus!
Stewart: Deixaste-o inconsciente?
Lautner: Sim! E ele é enorme. Foi apenas por um pequeno segundo. Foi uma daquelas coisas de último minuto onde o duplo vem e diz, “Taylor, precisas de estender mais — Precisas esticar mais o teu queixo para fora.” No próximo take eu bati nele novamente no queixo, e ele caiu no chão. Ele veio pela direita, mas ele tinha um pedaço de carne, tipo, a cair da boca dele. Senti-me um miserável. Mas depois foi quando me senti algo como, “Whoa!”
Lautner: [Risos] Uau.
Stewart: Yup! Ele estava a minha frente, tipo, caçador , e eu apenas fui e boom. Eu virei-me. Eu soquei-o, fora do close da câmera! E então eu comecei a chorar. Senti-me horrível.
Lautner: Estás a brincar? Eu sei que que te sentes horrível neste momento, mas na altura sentiste-te bem?
Stewart: Soou bem, tipo, eu sei esses [gestos com seu punho] trabalhos agora. Eu posso socar o Chris Hemsworth. Eu podia deitar ao chão esse tipo! E eu não fiz isso de forma tão forte quanto poderia [Pattinson e Lautner riram]
Lautner: Eu fiz a mesma coisa em Abduction.
Stewart: Bateste em alguém?
Lautner: Sim. Ele saiu, no entanto. [Para Pattinson] Foi, na verdade, o tipo que interpretou o teu pai em Water for Elephants.
Pattinson: Ah meu Deus!
Stewart: Deixaste-o inconsciente?
Lautner: Sim! E ele é enorme. Foi apenas por um pequeno segundo. Foi uma daquelas coisas de último minuto onde o duplo vem e diz, “Taylor, precisas de estender mais — Precisas esticar mais o teu queixo para fora.” No próximo take eu bati nele novamente no queixo, e ele caiu no chão. Ele veio pela direita, mas ele tinha um pedaço de carne, tipo, a cair da boca dele. Senti-me um miserável. Mas depois foi quando me senti algo como, “Whoa!”
Rob, e quanto a você? Já tirou alguém para fora do filme?
Pattinson: Eu acho que soquei alguém em Remember Me. Houve um momento onde eu estava no chão a bater em alguém continuamente, e eu continuei tipo, [sussurrando] “Desculpa, desculpa.” Mas ele não pareceu sentir. [risos]
Rob, da última vez que nós conversamos chamou Edward “vulgar” — numa parte que ele leva um balde ao pé de Bella para ela vomitar enquanto está grávida e doente. Eu achei que estivesse apenas a ser metafórico. Eu vi o filme, e realmente agarra um balde para a Bella quando ela está doente.
Stewart: E esse não é um comportamento vulgar, na minha opinião.
Pattinson: Essa não foi a parte vulgar. A parte vulgar foi outra coisa. A parte vulgar…
Lautner: Diz! [risos]
Stewart: Não! Não digas “a parte vulgar” de novo. Essa é o tipo de conversa que tínhamos no set.
Pattinson: [Imitando-se a si mesmo] “Eu não entendo, Bill! O que é isso? Eu vou deixar o set se me mandares fazer essa parte do comportamento vulgar…”
Stewart: A coisa é, nós estamos a brincar. Tudo é brincadeira. Mas no set sempre foi! [Gestos para Pattinson] Eu poderia matá-lo, às vezes. [Olha para Pattinson carinhosamente, que acaba de comer um pedaço de bolo.] Tens coisas na cara. Pareces um idiota.
Pattinson: Essa não foi a parte vulgar. A parte vulgar foi outra coisa. A parte vulgar…
Lautner: Diz! [risos]
Stewart: Não! Não digas “a parte vulgar” de novo. Essa é o tipo de conversa que tínhamos no set.
Pattinson: [Imitando-se a si mesmo] “Eu não entendo, Bill! O que é isso? Eu vou deixar o set se me mandares fazer essa parte do comportamento vulgar…”
Stewart: A coisa é, nós estamos a brincar. Tudo é brincadeira. Mas no set sempre foi! [Gestos para Pattinson] Eu poderia matá-lo, às vezes. [Olha para Pattinson carinhosamente, que acaba de comer um pedaço de bolo.] Tens coisas na cara. Pareces um idiota.
Agora vão para Projectos diferentes, sentem-se como se estivessem a começar uma escola nova?
Stewart: É mais ou menos assim sempre. É o que parece, nessa profissão.
Lautner: Isso é normal. Twilight é que não é normal.
Pattinson: Também, por causa da sua fama de Twilight, chega-se ao set com uma certa familiaridade de qualquer forma. As pessoas trantam-te de forma diferente.
Stewart: [suspiros] Sim, é estranho. É estranho a parte de ser “famoso” porque não se consegue já dar a primeira impressão. Todos já tem uma impressão antes de te conhecerem.
Pattinson: Então é como se estivesse apenas a proteger-se. Também é preciso tornar-se rapidamente amigo de pessoas no filme, especialmente do elenco, e se não se consegue sair com as pessoas ou socializar com eles de uma forma real…
Stewart: É prejudicial.
Lautner: Isso é normal. Twilight é que não é normal.
Pattinson: Também, por causa da sua fama de Twilight, chega-se ao set com uma certa familiaridade de qualquer forma. As pessoas trantam-te de forma diferente.
Stewart: [suspiros] Sim, é estranho. É estranho a parte de ser “famoso” porque não se consegue já dar a primeira impressão. Todos já tem uma impressão antes de te conhecerem.
Pattinson: Então é como se estivesse apenas a proteger-se. Também é preciso tornar-se rapidamente amigo de pessoas no filme, especialmente do elenco, e se não se consegue sair com as pessoas ou socializar com eles de uma forma real…
Stewart: É prejudicial.
Taylor, foi verdade para si em Abduction?
Lautner: Sim, foi similar. Quer-se começar completamente limpo.
Lautner: Sim, foi similar. Quer-se começar completamente limpo.
Algum de vocês gostaria de fazer TV?
Pattinson: Eu gostaria, sim. Eu nunca estive tão entretido como eu estive com The Wire. Eu acho que eu nunca encontrei alguém de Wire e eu acho que se eu falar com alguém — Michael K. Williams ou David Simon — eu iria literalmente chorar. Eu interpretaria qualquer parte em The Wire se eles fizessem outras séries.
Stewart: Eu queria. Quando eu começar a produzir filmes — e eu sei que tenho usado essa metáfora um milhão de vezes — mas é como se eu estivesse sacudindo a coca-cola. Tudo o que eu quero é estar pronta, eu amo o processo.
Pattinson: Eu gostaria, sim. Eu nunca estive tão entretido como eu estive com The Wire. Eu acho que eu nunca encontrei alguém de Wire e eu acho que se eu falar com alguém — Michael K. Williams ou David Simon — eu iria literalmente chorar. Eu interpretaria qualquer parte em The Wire se eles fizessem outras séries.
Stewart: Eu queria. Quando eu começar a produzir filmes — e eu sei que tenho usado essa metáfora um milhão de vezes — mas é como se eu estivesse sacudindo a coca-cola. Tudo o que eu quero é estar pronta, eu amo o processo.
Produzir ou dirigir, te interessa?
Stewart: Agora em Snow White, estou a ter a experiência mais gratificante como actriz. Estou mais próxima do director [Rupert Sanders], ele ouve-me, e é responsabilidade dele por eu me sentir assim porque estou no meu primeiro teste de colaboração. Normalmente como um actor põe-se as mãos ao alto e diz-se, “Isso não é minha coisa.” E eu amo actuar. Honestamente, eu amo olhar para o espaço onde está escrito o meu nome por baixo do nome do personagem — é por isso que estou aqui. Mas também é bom estar a outro nível, dar uma opinião e ser levado a sério.
Stewart: Agora em Snow White, estou a ter a experiência mais gratificante como actriz. Estou mais próxima do director [Rupert Sanders], ele ouve-me, e é responsabilidade dele por eu me sentir assim porque estou no meu primeiro teste de colaboração. Normalmente como um actor põe-se as mãos ao alto e diz-se, “Isso não é minha coisa.” E eu amo actuar. Honestamente, eu amo olhar para o espaço onde está escrito o meu nome por baixo do nome do personagem — é por isso que estou aqui. Mas também é bom estar a outro nível, dar uma opinião e ser levado a sério.
Então o que quer fazer próximo?
Stewart: Eu quero ir pra casa. Eu não posso esperar para não estar trabalhando e ir para casa e me interessar por outras coisas. [Risos] Eu quero ver. Eu quero descobrir o que eu quero. Eu não posso responder a certas questões agora, mas eu não posso esperar para ser capaz de responder.
Taylor, houve relatos de que você e Gus Van Sant estariam se unindo para um filme baseado num artigo do The New Yorker que você adquiriu.
Lautner: É extremamente prematuro. Eu amo Gus e sempre fui um grande fã dele. Eu nunca pensei que teria uma oportunidade de trabalhar com ele, então… vamos ver.
Lautner: É extremamente prematuro. Eu amo Gus e sempre fui um grande fã dele. Eu nunca pensei que teria uma oportunidade de trabalhar com ele, então… vamos ver.
Então o que podemos saber?
Lautner: Que eu sou um grande fã de Gus Van Sant. [Risos]
Lautner: Que eu sou um grande fã de Gus Van Sant. [Risos]
Certamente seria um movimento inesperado depois de Abduction.
Lautner: Eu nunca quero fazer as mesmas coisas. Eu quero fazer coisas diferentes. E o que quer que eu acabe por fazer no próximo, eu quero fazer alguma coisa diferente do que fiz antes.
É difícil quando os seus outros filmes, tipo Abduction ou Water for Elephants, não se tornam sucessos de bilheteira como o filme Twilight?
Stewart: Não se pode comparar.
Lautner: Tem que dizer a si próprio que esse é de outro mundo.Tem que saber ao que vai.
Pattinson: Há duas formas sobre isso… eu quero dizer, não há forma de fazer com que os seus filmes sejam massificadamente um sucesso e conseguir 100% do elogio das críticas, sempre.
Lautner: Certo.
Pattinson: É impossível. Se está a tentar vender um filme ou um projecto para um estúdio e indica por um segundo que é um artista, está fora.
Stewart: Não se pode comparar.
Lautner: Tem que dizer a si próprio que esse é de outro mundo.Tem que saber ao que vai.
Pattinson: Há duas formas sobre isso… eu quero dizer, não há forma de fazer com que os seus filmes sejam massificadamente um sucesso e conseguir 100% do elogio das críticas, sempre.
Lautner: Certo.
Pattinson: É impossível. Se está a tentar vender um filme ou um projecto para um estúdio e indica por um segundo que é um artista, está fora.
Há actores que parecem ser capazes de fazer filmes indie e filmes de grande estúdio.
Pattinson: Mas quantas pessoas estão lá, realmente, quem pode fazer isso?
Stewart: Bolas! Então não achas que existem? Há actores fenomenais que fazem filmes comerciais e pequenos. Catherine Keener! Julianne Moore! Há muitos.
Pattinson: Lá estas tu , sempre a espera para me contrariares.
Stewart: É que apenas isso é o que eu quero ser. Então se tu dizes que não existe, é algo grande para mim! Tipo, isso é tudo o que desejo e tu estás a dizer que não existe. Não se tem que escolher um caminho ou outro.
Stewart: Bolas! Então não achas que existem? Há actores fenomenais que fazem filmes comerciais e pequenos. Catherine Keener! Julianne Moore! Há muitos.
Pattinson: Lá estas tu , sempre a espera para me contrariares.
Stewart: É que apenas isso é o que eu quero ser. Então se tu dizes que não existe, é algo grande para mim! Tipo, isso é tudo o que desejo e tu estás a dizer que não existe. Não se tem que escolher um caminho ou outro.
Definitivamente há actores que podem fazer ambos.
Stewart: Certo? [Ela dá um largo sorriso, colocando a mão no joelho de Pattinson e Lautner] Vamos lá, meninos! Vamos ver se podemos fazer isso.
FONTES: SCANS: kstewartnews TRADUÇÃO DA ENTREVISTA:.kristenstewart.com.br
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