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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vampiros -Os Seres que nos atraem ao longo da historia

*Artigo menciona o fascinio que esses seres mitológicos exercem sobre nos

O selo Mondadori publica uma antologia de histórias coloridas com o vampiro, um dos mitos que gerou mais literatura nos últimos anos, como protagonista.

Em uma famosa passagem de Dracula, Professor Abraham Van Helsing se vira para o público nos seguintes termos: "Os seres que chamamos de vampiros existem, alguns de nós temos a prova. Mas, mesmo se tivéssemos provas irrefutáveis ​​de nossa própria experiência tão infeliz, os ensinamentos e testemunhos das evidências suficientes para oferecer passado qualquer pessoa razoável ". A "prova" referida pelo eminente Doutor da medicina, literatura, filosofia ... como tal, é apresentado no romance, enorme no final do século XIX, são simplesmente inimaginável no início do XXI. O vampiro tem gerado mais literatura do que qualquer outro mito no século passado. Em sua universalidade, sob diferentes nomes e figurinos, está em quase todas as culturas do planeta, temos de acrescentar a sua popularidade: o personagem está presente no romance, cinema, quadrinhos, televisão, videogames, música ou pintura . Devido à sua natureza epidemia, o vampirismo também foi estudado pela medicina moderna.

Em um artigo de 1979, Bruce Wallace relacionados à raiva e rastrear a origem da lenda, no momento da caverna: "Durante os estágios iniciais da doença, que tinha sido mordido por morcegos raivosos ir mais fundo e mais fundo na escuridão para escapar da luz [um dos sintomas da raiva é fotofobia]. Durante os últimos estágios surgem a partir deles se transformou em tentativa agressiva louco para morder os outros. As novas vítimas de suas mordidas que o ciclo começaria de novo ", concorda Charles G. Waugh. Além de apontar na direção certa, as obras deste e de outros abundam em mitos antigos. O vampiro é uma criatura milhares de anos. No entanto, uma daquelas ironias em que a história é tão dado, incubação ocorreu no chamado Iluminismo, que se enchem de indignação não pouco de Voltaire, Rousseau e outros luminares da época. A meados do século XVIII foram documentados vários casos de vampirismo nos Balcãs um impacto tão grande na Europa no momento em que o termo entrou Vampiro sérvio em quase todas as línguas ocidentais. Finalmente tivemos uma palavra comum para designar um monstro cujas origens se perdem nas brumas do tempo, o filho do instrumento noite.

Sua idade de ouro foi, sem dúvida, o século XIX, como é consagrada Vampiros (Mondadori), uma antologia bonita por Samper e Rosa Oscar Saenz, ilustrado com gosto requintado e perversa Meritxell Ribas. Durante o Romântico, os senhores da noite tornou-se musa de poetas escuro e contadores de histórias de todo tipo. Do anterior, este volume recupera duas composições famosas, um de Charles Baudelaire (As Metamorfoses do Vampiro), outro de Lord Byron (The Giaour). Curiosamente, este último serviu de modelo para o primeiro nome da literatura de vampiros. A história, tão bem conhecida, talvez não vale a pena lembrar: no verão de 1816, na Villa Diodati nas margens do Lago Leman, um grupo de amigos e não tão amigos aposta entre si para ver quem escreveu a história mais aterrorizante, os dois autores mais experientes (Percy B. Shelley e Lord Byron) deixou o jogo sem terminar nada, enquanto Mary Shelley, esposa do primeiro embarcou em Frankenstein ou o Moderno Prometeu, e John William Polidori, segundo secretário, escreveu The Vampire com um protagonista, também Senhor, converter para a imagem de Byron. No distinto e sem coração Lord Ruthven, Polidori transformou sua admiração por Byron, que era grande, e todo o desprezo dele, que não era menos.

A antologia reúne contadores de histórias a partir, de leste a oeste, Rússia, Alemanha, França, Escócia, Irlanda e Estados Unidos. A proporção de mulheres é representado exclusivamente na lista de personagens. Edgar Allan Poe é incluído Berenice, um caso de insanidade em vez de vampirismo, sobre um homem - "Meu nome é Egaeus; não mencionar meu nome" - obcecado com os dentes proeminentes de um primo, que é prometida em casamento. Difícil dizer que o monstro real. Carmilla A presença do magnífico história estrelas eponymous Joseph Sheridan Le Fanu, era quase obrigatório, não só por ser o vampiro mais famoso da literatura universal, mas por causa de sua história fervendo componente sexual que foi aderindo ao mito. E é que o vampiro é conotado, numa data próxima e, se a destilação nth do mal, chegou a encarnar o oculto, proibido, em silêncio, um tabu. Para a escola psicanalítica, o vampiro simboliza várias formas torcida do desejo de Gérard Lenne, Dracula seria um "Don Juan de Afterlife".

Embora a imagem é o mais difundido do aristocrata decadente canonizado pelo romance de Bram Stoker, o vampiro é uma proteína criatura com uma prodigiosa capacidade de se adaptar a qualquer circunstância e latitude, a qualquer momento e intenção. Na senhora pálida, Alexandre Dumas nos leva ao Cárpatos, o berço e túmulo do vampiro mais renome: o protagonista é um nobre polonês que disputam os dois irmãos são como o dia ea noite, uma luz bem um, um poço de sombras do outro. Do parasita, Arthur Conan Doyle trama uma trança sólida em torno de um vampiro psíquico, que suga o sangue de sua vítima, mas a vontade. Em Horla, Guy de Maupassant chama-la como uma presença invisível, mais fantasma do que qualquer outra coisa. Em Nikolai Gogol viu, no entanto, o vampiro é uma mais-até mesmo o mais perigoso entre eles em uma longa linhagem de bruxas, duendes, gnomos e outros ramos do mesmo tronco quebrado lendário ...

Uma vez que eles estão por toda parte, o leitor faria bem em lembrar a advertência de Van Helsing: pessoas que chamamos de vampiros existem.



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